Startup paranaense desenvolve solução de gestão que conecta todos os setores da indústria

Startup paranaense desenvolve solução de gestão que conecta todos os setores da indústria


A startup paranaense Easy360 está lançando no mercado uma solução que contribui para o setor industrial equacionar seus principais gargalos: o controle de custos, a gestão de estoque e a eficiência operacional. A Easy360 é uma ferramenta tecnológica alinhada a um processo de mentoria. Nessa solução, a equipe da startup e da indústria avaliam, de forma conjunta, os pontos que merecem atenção para otimizar os recursos e potencializar os lucros e os resultados do negócio. 

Diferentemente de outros softwares de gestão, que associa apenas tecnologia, a Easy360 é um processo que une a tecnologia aos recursos humanos para fazer a leitura mais precisa da realidade de cada empresa. Juliano Gustavo de Oliveira, co-founder da Easy360, explica que a solução contempla cinco módulos interconectados, trazendo visibilidade para todas as áreas do negócio de forma dinâmica.

Esse processo faz um amplo inventário da situação da indústria, desde o mapeamento do mercado, a gestão de relacionamento com o cliente, passando pela previsão da demanda, a análise da capacidade produtiva e ainda a gestão da rotina corporativa. “Um dos grandes gargalos na indústria é fazer uma gestão equilibrada de diferentes setores para otimizar os recursos e evitar prejuízos. Ao mesmo tempo que o comercial quer bater as metas de vendas, nem sempre a produção consegue acompanhar esse ritmo, o que acaba criando conflitos dentro das fábricas e um desequilíbrio nos estoques”, analisa Juliano, que trabalhou por mais de duas décadas no setor industrial e sentiu na pele esses problemas. 



GESTÃO DE ESTOQUE

O gerenciamento adequado do estoque de uma indústria é essencial para evitar prejuízos, seja pela escassez ou pelo excesso de produtos armazenados. Dentro do processo da Easy360, Juliano explica que esse é um dos pontos alinhados todos os meses entre os departamentos de vendas, operações e financeiro. São discutidos quais produtos e quantidades serão vendidos nos próximos meses. “De nada adianta o comercial prometer entregar 5 mil bobinas de papel para o cliente se não terá matéria-prima suficiente para suprir essa necessidade e nem capacidade de produção. É melhor fazer uma projeção realista para evitar atropelos no meio do caminho, mantendo a qualidade do produto”, afirma.

SOLUÇÃO

A solução EASY360 nasceu da experiência de profissionais que atuavam em diferentes setores da indústria e percebiam, na prática, os reflexos dessa falta de alinhamento entre os departamentos. Ao lado de Juliano, que atuava na frente comercial e de marketing, estava Christian Luciano da Silva, que conta com mais de 25 anos de experiência em processos produtivos e é mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade. “Quando começamos a colocar em prática o serviço de assessoria para as indústrias, verificamos que esse é um problema recorrente, independentemente do tamanho da empresa”, explica Christian, que hoje é CEO da startup curitibana.

A iniciativa, relata Juliano, começou de forma analógica, com os primeiros processos sendo feitos a partir de planilhas e outros recursos de monitoramento. Eles identificaram o valor do recurso, e possibilidade de transformar o método em uma plataforma para fazer o cruzamento dos dados corporativos de forma mais rápida e eficiente.

Foi nesse momento que eles fizeram o convite para a terceira integrante da sociedade, Andressa Vergutz, que é doutora em Ciência da Computação e assumiu a função de head de tecnologia na Easy360.